A extubação paliativa pode ser vista como Ortotanásia?
Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2021
Primeiramente é importante dizer que não existe uma resposta simples (“sim ou não”) para este questionamento.
Assim, o que eu quero com esse post é fazer os senhores pensarem a respeito, e se permitirem traçar uma linha de raciocínio capaz de trazer a resposta a cada um de vocês.
“Ortotanásia” é a “morte natural”, no tempo certo, sem antecipação precipitada e sem adiamento abusivo.
“Extubação paliativa” é uma intervenção médica com indicação específica que faz parte das ações de cuidados paliativos, cuja decisão é colegiada, consensual, transparente e fundamentada em parâmetros clínicos.
Dito isso, tem-se que para uma coisa ser ligada à outra (extubação paliativa vista como ortotanásia), é necessário que a extubação paliativa seja criteriosamente avaliada, identificada como necessária, benéfica ao doente e ser concedida de maneira consensual entre os protagonistas do caso concreto.
Além disso, imprescindível lembrar que independentemente da situação, cabe ao médico promover o melhor benefício ao doente, quer seja na extubação paliativa ou na ortotanásia.
Por fim, registro que o tema é controverso, complexo e não tem regulamentação específica, cabendo a discussão sobre a (im)possibilidade de sua aplicação.
CURTIU ESSE POST?
Clica no coração!
Comenta para eu saber!
Encaminhe a um amigo clicando no aviãozinho!
Salve na bandeirinha para você não esquecer!
Escrito por:
Fernanda Menezes
Comentários
Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar.