O próximo plantonista não chegou. E agora?
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
O primeiro ponto importante a respeito do assunto é que, independentemente de qualquer coisa, o médico não pode se ausentar do seu plantão enquanto o substituto não chegar, ainda que tenha que assumir plantão em outro nosocômio.
De qualquer maneira, além de não “abandonar” o plantão, é necessário tomar outras providências:
De acordo com a Resolução CFM 2147/2016, a responsabilidade pela organização das escalas de plantão, pelo período integral em que a instituição esteja em funcionamento, é do Diretor Técnico. Assim, ele deve ser imediatamente comunicado do incidente para que possa providenciar um substituto e, até mesmo, assumir o plantão enquanto ele não chega.
Além disso, caso o médico impossibilitado de sair do plantão fosse assumí-lo em outro hospital, será necessário comunicar ao Diretor Técnico de lá e, se possível, também ao colega que o aguardava assumir o plantão.
Devido à urgência da situação, tal comunicado pode ser feito pelo meio mais rápido possível (WhatsApp, e-mail ou telefone), porém, sugere-se que com a maior brevidade, com mais calma, seja protocolado um comunicado escrito com o motivo do atraso ou ausência para que se tenha uma prova em caso de necessidade de defesa em processo ético disciplinar ou judicial em razão do ocorrido.
CURTIU ESSE POST?
Clica no coração!
Comenta para eu saber!
Encaminhe a um amigo clicando no aviãozinho!
Salve na bandeirinha para você não esquecer!
Escrito por:
Fernanda Menezes
Comentários
Não há comentários ainda, seja o primeiro a comentar.